Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

Aromaterapia - Em Casa

Dentre as inúmeras e conhecidas terapias alternativas, está a aromaterapia, famosa por usar extratos de plantas e óleos aromáticos em seus tratamentos.


Segundo estudos, a única contra-indicação da aromaterapia é quanto à escolha das essências, que podem provocar algum tipo de alergia, principalmente nas pessoas que têm rinite alergica. No entanto, com a gama de opções existentes hoje em dia, é fácil localizar aquela que poderá ser mais bem utilizada. Veja algumas sugestões de aromas:

Lavanda

Com propriedades calmantes e relaxantes, combate o estresse, tensões nervosas, insônia e ansiedade.

Alecrim
Ele atua no sistema circulatório vascular, estimulando a oxigenação de todo o organismo, fortalecendo a pele e a musculatura. Além de ser lipolítico – dissolve o acúmulo de gordura nos tecidos – é bom para quem sofre de pressão baixa e fraqueza.

Flor de Laranjeira
É equilibrante e harmonizador estimula o metabolismo celular e as funções digestivas, renais e da bexiga. Muito indicado para o uso infantil, principalmente quando se refere à alimentação.

Ylang-Ylang
Com propriedades estimulantes e afrodisíacas, esta essência é direcionada às emoções. Ideal para controlar a ansiedade masculina e acalmar os famosos sintomas da TPM.

Eucalipto
É descongestionante e expectorante, além de ser tônico e estimulante.É um poderoso desinfetante de ambientes e purifica o ar contra fungos e bactérias

Com o intuito de diminuir o estresse e proporcionar bem-estar e relaxamento, os óleos essenciais aromáticos podem ser usados em casa:
em aparelhos próprios de evaporaçãos ou num recipiente com água quente
para escalda pés
adicinando em cremes para massagem ou hidratação


Essas são apenas algumas essências, existem muuuitas outras! Faça o teste e me conte o que achou!

Nenhum comentário: