Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Drenagem Linfática

Podemos dizer que "drenar" é o mesmo que "extrair" ou "extrair o excesso".
Por isso usa-se o termo "drenar acne", "drenar furúnculo" "cânula de dreno" - todos são procedimentos de "extração" ou limpeza...

Drenagem Linfática é a  "extração" do excesso de líquido do organismo.

O que é o Sistema Linfático?
É o sistema de defesa do organismo: identifica anormalidades e entra em ação para combatê-las!
Linfa é o nome do líquido que circula neste sistema (sim, é um segundo sistema circulatório). Sabe quando a gente cai e se "rala" daí sai aquela aguinha? Ela é a linfa! É um remedinho natural que vai para o local do machucado para proteger de infecção.
Porém o que esse líquido faz abaixo das camadas de pele é impressionante! Quando esse sistema está lento ele retém líquido. Então inchamos.


Porque retemos líquido?
Metabolismo lento (por herança genética, qualidade de vida ou idade avançada), problemas hormonais,  problemas renais, reação comum de "pós operatório" são as principais causas.

Quais as consequências de reter líquido?
Com esse inchaço temos a impressão de termos "engordado", abdomêm saliente, as pernas ficam pesadas, a celulite aumenta e  pode até mesmo aumentar a pressão arterial - isso porque o sistema linfático fica paralelo ao sistema sanguíneo (entre a pele e o sistema sanguíneo - veja imagem acima) e, retendo líquido, o sistema linfático acaba comprimindo o sistema sanguíneo e a pressão interna desse sistema aumenta!
Nos casos de pós operatório a retenção de líquido dificulta a recuperação do paciente, tanto pelo mal estar quanto por eventual dificuldade para cicatrizar os pontos - uma vez que o inchaço "esgarça" a pele...
No pós de cirurgias plásticas estéticas a drenagem linfática é fundamento para o aproveitamento pleno da cirurgia e qualidade de vida nos meses adiante.
Gestantes que retém muito líquido tem maior chance de terem estrias, piorar o quadro de celulite e poderá ter sua qualidade de vida comprometida nos últimos meses de gestação.



Quais os benefícios da Drenagem Linfática?
A Drenagem Linfática estimula o sistema linfático e a circulação da linfa. Com isso elimina o excesso de líquido através da urina - não é incomum a cliente ir muito ao banheiro enquanto está em tratamento.
Simplificadamente a Drenagem reverte todos os males da retenção de líquido citadas acima!
Celulite? Ah sim... Celulite também se trata com Drenagem! A causa principal da celulite é a retenção de líquido (ou retenção hídrica), por isso que a Drenagem é mais recomendada do que técnicas para gordura localizada.


Em que partes pode ser feita a Drenagem Linfática?
No corpo todo! Do dedo do pé à testa! Então, comercialmente falamos em Drenagem Linfática: Facial, Corporal, Pós Operatório e Gestacional.
Na Drenagem Linfática Corporal é comum distribuir o tempo da sessão entre pernas, glúteo e abdômem.
Na Drenagem Linfática Facial a queixa se concentra na pálpebra inferior - ou bolsas. Mas é um tratamento feito para controle de inflamações na face, como sinusite.
A Drenagem Linfática de Pós Operatório é feita na região operada. A retenção de líquido no pós operatório é muito mais intensa do que no dia a dia. Isso porque a cirurgia representa uma agressão enorme para o organismo e a retenção é uma simples reação.
A Drenagem Gestacional, ou em gestantes tem características muito parecidas com a Corporal, porém com cuidados próprios para a constituição física da gestante - dentre elas a posição em que ela recebe a drenagem - ela não fica "de bruços" por exemplo.


Há contra indicações?
A maior contra indicação é para quem tem ou já teve câncer. Isso porque o sistema linfático pode "carregar" células cancerígenas para outras partes do corpo.
Essa regra pode ter excessão. Por exemplo: na cirurgia de câncer de mama normalmente se remove o linfocentro ("alfândega" do sistema linfático) da axila, sem esse linfocentro há uma retenção de líquido intensa no braço do lado correspondente a mama. Esse braço vai ficando maior ou mais largo que o outro braço. Então é feita a drenagem para preservar o padrão estético, não perder a funcionalidade do membro e não prejudicar a qualidade de vida e ressociabilização da paciente no pós operatório.

ALERTAS SOBRE A DRENAGEM LINFÁTICA:
SUAVIDADE - a técnica de deslizamento da Drenagem é suave, alguns dizem que mais parece uma massagem relaxante, não pode ter muita pressão, o Sistema Linfático é "frágil" e facilmente prejudicado com manobras de massagem indelicadas.
SEM HEMATOMAS, SEM DOR - da Drenagem não deve, em hipótese alguma, causar hematomas ou dor (durante e após as sessões). Lembra que expliquei lá em cima que o sistema linfático fica "por cima" do sistema sanguíneo? Pois bem, se você ficou com hematoma é sinal de que o sistema sanguíneo foi prejudicado certo? Imagina o que aconteceu com o sistema linfático que estava por cima!!!
SEM CHACOALHÕES - quem recebe a Drenagem não chacoalha na maca, no colchonete ou na cama! Essas técnicas de massagem com maior pressão e movimento são outro tipo terapia - não Drenagem! É muito comum as clientes dormirem durante a sessão... quanta diferença não?!


Como a Drenagem Linfática é vendida?
Sessões avulsas: recomendo a partir de 3 sessões para observar a reação positiva do seu corpo à drenagem.
Pacote com 10 sessões: normalmente feitos uma vez por semana. No pacote as sessões saem mais em conta. Não há necessidade de fazer drenagem mais do que "dia sim, dia não".

Como percebemos os benefícios da Drenagem Linfática?
Os resultados são percebidos na quantidade de líquido que você elimina (ou para ser mais clara: quanto xixi você faz), nas roupas que ficam menos apertadas ou justas e nos acessórios como anéis e aliança que não apertam nem marcam mais os dedos.
Quanto à celulite requer mais tempo e sutileza para perceber os resultados. Nos dias férteis por exemplo, elas aumentam mesmo que esteja fazendo drenagem porque o efeito é de dentro para fora, é hormonal. Mas a aparência geral melhora tanto no glúteo quanto nas pernas!

A Drenagem Linfática feita adequadamente faz um benefício incrível ao organismo e ao corpo - o contrário também é verdadeiro.

Fique alerta e não se submeta à tratamentos questionáveis!

Meus atendimentos de Drenagem Linfática são feitos no Tatuapé, São Paulo - sob agendamento. Faça já o seu!

Beijos 
Continuem enviando suas sugestões de pauta e perguntas, vou me dedicar para atender a todas!

Nenhum comentário: