Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Qualidade de Vida (1) - Dieta Equilibrada

Hoje vamos iniciar um assunto muito interessante: QUALIDADE DE VIDA

Por ser um assunto super abrangente vou escrever um tópico por vez!

O tópico de hoje é uma Obssessão!!! E por isso trouxe informações prá lá de especiais, vamos lá!

Quando a conversa sobre Dieta Adequada e Qualidade de Vida começa.... "senta que lá vem a história". Muitos até sabem a teoria, mas como colocar tantas 'regras' em prática no nosso dia-a-dia?

Para facilitar, a nutricionista Érika Lopes Azevedo contribuiu com alguns conceitos básicos e sugestões práticas que vão te ajudar a adquirir hábitos alimentares mais saudáveis e viver muito melhor.

Cada uma de nossas refeições diárias precisa ter uma composição ideal para nos fornecer a energia e os nutrientes necessários.

O DESJEJUM ou CAFÉ DA MANHÃ, nutricionalmente equilibrado e completo, contém 3 componentes básicos: uma fruta ou suco de fruta, leite ou um derivado (queijos e iogurtes) e um carboidrato (pães, torradas, biscoitos, bolos, etc).

Sugestão:
- ½ mamão papaia
- 1 xícara (chá) de leite desnatado com café
- 2 fatias de pão de fôrma integral com pouca manteiga


O ALMOÇO e o JANTAR não devem ser substituídos por lanches com frequência. São as refeições que fornecem a maior "carga" de energia. Os componentes básicos do almoço e do jantar são: um carboidrato (arroz, macarrão, batata, etc), uma leguminosa (feijão, lentilha, grão-de-bico, etc), uma proteína animal (carne bovina, frango, peixes, etc), um legume ou verdura cozida e uma ou duas saladas frias.

Sugestão:
- 1 prato de sobremesa de salada de tomate e alface
- 2 colheres (de servir) de arroz
- 1 concha média de feijão
- 1 filé de frango médio grelhado
- 1 escumadeira de couve refogada


Longos períodos de jejum (não comer nada) são vilão na nossa alimentação. Se você deseja perder peso então... nem pense nessa alternativa porque super contraproducente! Você pode até ver diferença na balança mas "fechar a boca" na verdade levará a perda de massa muscular e outras complicações, mas não eliminará gordura, acredite!!!

Por isso a Érika continua:

É essencial que sejam feitos LANCHES INTERMEDIÁRIOS. O ideal é um "Lanche da Manhã" e um "Lanche da Tarde", no mínimo!! Os componentes desses lanches são os mesmos do desjejum.

Sugestão:
- 1 maçã
- 1 pote de iogurte desnatado com granola
- 1 barrinha de cereais



Para fechar com chave de ouro a Érika nos dá alguns conselhos para a hora de compor o cardápio:

É muito importante que saiba fazer boas escolhas. Por isso, prefira os alimentos integrais, desnatados, evite frituras, reduza o sal e o açúcar das preparações, utilize pouco óleo no preparo dos alimentos, utilize azeite extra-virgem para temperar saladas, prefira carnes magras (sem pele e sem gordura aparente), etc.

O consultório da nutricionista Érika Lopes Azevedo fica no Tatuapé (Zona Leste de São Paulo).  Para agendar sua consulta e obter maiores orientações, entre em contato:

Erika Lopes Azevedo
Nutricionista
CRN-3: 27102/P
Tel. 3416.2727 ou 7652.9034
Rua Coelho Lisboa, 442 / Loja 14
www.kelnutry.com.br
contato@kelnutry.com.br
Twitter: www.twitter.com/kel_nutry


Todo esforço vale a pena!

Os próximos tópicos serão tão interessantes quanto este, não percam!

Convido a todos para serem seguidores do Blog e comentarem as matérias!

Super braço!

Nenhum comentário: